Thursday, June 14, 2007

As nossas estações preparadas para as calamidades


As nossas estações devem ser simples, compactas, faceis de transportar e tão leves quanto possivel. Devem possuir cabos de alimentação com garras para ligar a baterias de automóvel. As antenas devem ser magnéticas ou pussuir mastros de facil instalação. Cada rádio amador deve estar munido não só de meios nas frequências de rádio amador como também nas chamadas bandas do cidadão como é o caso dos 27mHz, 446mHz e os 860mHz, pois não podemos esquecer que em caso de falha da rede publica de comunicações estas bandas funcionam como o telefone do povo, e revelam-se muito úteis.

As estações de emergência devem ser regularmente revistas no que respeita as suas caracteristicas técnicas e preferencialmente usadas regularmente em exercicios e actualizadas em função das conclusões daí retiradas. As estações instaladas em viaturas e estações portateis tambem são consideradas de "emergência" no entanto não podemos esquecer a possivel necessidade de instalar a estação onde não chegam viaturas, ou seja o que demonstra que embora a viatura possa não ser um todo o terreno, o rádio amador terá forçosamente que possuir esta caracteristica.
Em época de fogos os rádioamadores devem estar permanentemente em alerta, prontos para se deslocarem para as zonas rurais ou urbanas mais ameaçadas e em cooperação com os agentes de protecção civil, ponderar a possibilidade de alertar e auxilar a evacuar os residentes cujas habitações se encontrem em risco eminente de incêndio. Em casos extremos os agentes de protecção civil não são suficientes para o combate ás chamas ou para a evacuação ou auxilio as populações ameaçadas pelas chamas, nestes casos os rádio amadores preparados para emergências devem prestar todo o apoio à população em risco. Este procedimento não só é um dever como uma obrigação, sendo a sua omissão punível por Lei nos termos do Art.º 200 do Código Penal.

No comments: